SURDEZ SEMEC IGUABA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
SURDEZ SEMEC IGUABA

Este Fórum é de acesso restrito aos participantes do curso de capacitação Surdez: Possibilidades Educativas da SEMEC de IGUABA GRANDE


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Fórum de Interação do Grpo 3

+2
marinalva
rita.rcrm
6 participantes

Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo  Mensagem [Página 2 de 3]

26Fórum de Interação do Grpo 3 - Página 2 Empty para o grupo 3 Qua Out 28, 2009 7:54 pm

rita.rcrm



Olá Meninas!
Comentem e acrescentem idéias!!!
Lembrem-se que deverão definir os objetivos do jogo, sustentar com uma teoria, por exemplo, se estará trabalhando com a teoria construtivista, por exemplo, deverá especificar, uma característica desta.E não esqueçam de solicitar o material. Peguem leve tá? (rs)

Bjkssssssssssssssssssss

27Fórum de Interação do Grpo 3 - Página 2 Empty para o grupo Qua Out 28, 2009 7:59 pm

rita.rcrm



Esqueci de dizer que o material lúdico-pedagógico que vocês vão produzir será doado à E. M;. Therezinha Pedrosa, que atende as duas alunas surdas da nossa rede de ensino. Portanto, vamos caprichar!!!!!!!

Ok Luana! Você está correta! O prazo de interação entre os grupos vai o dia 31/10 e vocês tem que eleger um lider para o grupo. Este será o elemento responsável pelo envio da tarefa à tutora até o dia 07/11.

Obs: Caso o grupo concorde, vocês podem marcar um encontro presencial entre vocês, como Ana sugeriu.


Este grupo está dando um show!!!!!!
bjkssssssssss

28Fórum de Interação do Grpo 3 - Página 2 Empty Trabalho -módulo 4 Qua Out 28, 2009 10:13 pm

marinalva



LUA,TUDO BEM?

PENSEI NUM TRABALHO COM O TEMA MEIO AMBIENTE.OBJETIVO PROPORCIONAR A CRIANÇA SITUAÇÕES E ABORDAGENS PARA A NECESSIDADE EMERGENCIAL,DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E COMO A RECICLAGEM PODE NOS AJUDAR NESSE PROCESSO. TRABALHANDO AS VIVÊNCIAS DO COTIDIANO.ATIVIDADE QUE SE INTEGRA NO CONTEÚDO CURRICULAR,PROPORCIONANDO EXPERIÊNCIAS DO BILINGISMO.
O TRABALHO SERIA MONTAR UM MOSÁICO,ONDE SERIA DIVIDIDO EM DUAS PARTES:
-UMA PARTE SERIA MONTADO COM FIGURAS QUE NÃO AGRIDEM O MEIO AMBIENTE
-A OUTRA COM AS FIGURAS QUE AGRIDEM;QUEIMADAS, DESEQUÍBRIO DAS ESPÉCIES VEGETAIS E ANIMAIS ,ENTRE OUTROS.
ESSE MATERIAL SERIA MONTADO COM REVISTAS,COLA,TESOURA,PAPELÃO,PAPEL MELITA USADO,PET,COPINHOS DESCARTÁVEIS,TAMPINHAS DE PET,COLA QUENTE.PENSE NISSO TENHO ALGUM MATERIAL QUE PODEREMOS UTILIZAR,BJS .

29Fórum de Interação do Grpo 3 - Página 2 Empty TRABALHO-MÓDULO4 Qua Out 28, 2009 10:27 pm

marinalva



BOA NOITE,ANA!
SEI QUE NÃO TEMOS MUITO TEMPO PARA DESENVOLVERMOS NOSSO TRABALHO,POR

ISSO PENSEI EM ALGO PRÁTICO ,EFICIENTE E COM OOBJETIVO DE PROPORCIONARA CRIANÇA UMA APRENDIZAGEM COM EXPERIÊNCIAS DO COTIDIANO. O TEMA SERIA MEIO AMBIENTE,ISTO É SE TODAS ESTIVEREM DE ACORDO. ACHO QUE ESSA ATIVIDADE PODE SER INSERIDA NO CONTEÚDO CURRICULAR DO EDUCANDO E USAREMOS A TENDÊNCIA DO BILINGUISMO.
VEJA O MATERIAL USADO NO BLOG DA AMIGA LUA.ESPERO RESPOSTA,BJS,MARINALVA

30Fórum de Interação do Grpo 3 - Página 2 Empty TRABALHO MÓDULO 04 Qua Out 28, 2009 10:39 pm

marinalva



BOA NOITE,VIRGINEA



ACHO QUE SE FORMOS FAZER O TRABALHO ABORDANDO AS VIVÊNCIAS,PODEREMOS DESENVOLVER COM O TEMA MEIO AMBIENTE.PORQUE PODEREMOS PROPORCIONAR A CRIANÇA SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM DO SEU COTIDIANO USANDO O BILINGUISMO,O QUE VOCÊ ACHA? LEIA SOBRE O MATERIAL UTILIZADO POSTADO NO BLOG DA LUA. CASO QUEIRA ABORDAR OUTRO TRABALHO,ENVIE PARA MIM,BJS, MARINALVA.

31Fórum de Interação do Grpo 3 - Página 2 Empty TRABALHO MÓDULO 04 Qua Out 28, 2009 10:46 pm

marinalva



ANA, ADOREI A IDEIA DO TRABALHO PARA APOIO PEDAGÓGICO,SÓ NÃO ENTENDI A MONTAGEM.TENHO DISPONIBILIDADE DE HORÁRIO NA SEXTA,BJS.MARINALVA.

32Fórum de Interação do Grpo 3 - Página 2 Empty TRABALHO MÓDULO 04 Qua Out 28, 2009 11:00 pm

marinalva



MENINAS, PODEREMOS DISCUTIR SOBRE A PRODUÇÃO DO NOSSO TRABALHO NA SEXTA FEIRA,O QUE VOCÊS ACHAM?
PARA A DEFINIÇAO DO TEMA,OBJETIVOS E JUSTIFICATIVAS LEVAREMOS OS NOSSOS OBJETOS PARA DEFINIR O JOGO,ASSIM DISCUTIREMOS E TROCAREMOS NOSSOS SABERES,BJS, MARINALVA.

33Fórum de Interação do Grpo 3 - Página 2 Empty Auxílio ao Grupo 3 Qua Out 28, 2009 11:30 pm

rita.rcrm



Olá grupo 3!
estou analisando a chuva de idéias que vocês já fizeram cair neste espaço (rs).
Vamos recapitular tudo o que já foi sugerido por aqui: trabalhar com as vivências e atividades de vida diária, fazer um mural com o tema meio ambiente, produzir uma atividade utilizando o saco de novidades ou um baú de novidades, fazer um quebra -cabeça de números.
O grupo agora deve decidir sobre uma atividade (jogo ou recurso) que envolva a libras, que possa ser aplicado com alunos e alunas surdas, de preferência que possa ser utilizado mais de uma vez, pois como já disse o que vocês produzirem será doado à E.M. Therezinha Pedrosa. Escolham o tema, defginam os objetivos do jogo ou da atividade, tentem definir uma teoria que sustente o material. produzam uma justificativa para a escolha do tema e do jogo ou atividade que vocês decidirem fazer, e não esqueçam de pensar sobre o material necessário e escolher um líder do grupo para enviar o material até o dia 07/11.

Estamos na reta final.

bjs

34Fórum de Interação do Grpo 3 - Página 2 Empty Olá Meninas!! Qui Out 29, 2009 6:51 pm

Lua



Gente,na sexta ñ tenho disponibilidade de horário.Mas caso eu seja a única,e queiram se encontrar assim mesmo,tudo bem.Gostaria de ressaltar que adorei todas as ideias,agora precisamos decidir o que será feito.Tanto o jogo dos números quanto a ideia de trabalhar o cotidiano do aluno,são muito boas. Very Happy

35Fórum de Interação do Grpo 3 - Página 2 Empty Para o grupo 3 Qui Out 29, 2009 10:13 pm

rita.rcrm



Olá meninas!
Encontrei um alfabeto em Libras colorido belíssimo neste site: http://www.senai.br/psai/download/alfabeto_surdos.pdf

bjs

36Fórum de Interação do Grpo 3 - Página 2 Empty mais uma ajudinha Qui Out 29, 2009 10:18 pm

rita.rcrm



Estou disponibilizando um vídeo com o alfabeto em Libras.

Acessem: https://www.youtube.com/watch?v=ymMSszwp4Tw

bjs

37Fórum de Interação do Grpo 3 - Página 2 Empty LUA "A união faz a força!!" Qui Out 29, 2009 11:03 pm

ana



Boa noite, Lua!! Se você não puder ir no pólo Alice Canellas, por mim, tudo bem. Entra em contato com as outras meninas e marque outro dia. Estarei esperando a resposta.

Bjs!

38Fórum de Interação do Grpo 3 - Página 2 Empty para o grupo 3 Sex Out 30, 2009 7:35 pm

rita.rcrm



Olá meninas!!!
Atenção esta capacitação é à distãncia!!!!
tentem interagir pelo fóirum!!!
Pensem na possibilidade de que a Plataforma Freire, que está chefgando para todos os Municípios do Brasil, vão trabalhar com cursos assim e que a maioria das pessoas não moram no mesmo local. Como fariam se o curso que estivessem fazendo à distância propusesse um trabalho em grupo, e que no seu grupo os componentes morassem cada um em um Estado do país?
Acham impossível? Pois acreditem!!! Eu mesma estou vivenciando um,a situação assim!!1 Meu grupo virtual no curso está produzindo um texto coletivamente. uma mora aqui (sou eu), outra em Minas Gerais, outra em São Paulo e ou outra em Barra do Piraí.
Não temos a menor chance de promovermos um encontro presencial. É desafio!!! E eu tenho certeza que vocês vão tirar isso de letra!!!!!

Vamos lá Grupo 3!!! Sigam em frente!


Bjks no coração!!!!!

39Fórum de Interação do Grpo 3 - Página 2 Empty ´para o grupo 3 Seg Nov 02, 2009 1:29 pm

rita.rcrm



Visitem este site e vejam que interessante. Clicando em uma letra podem visualizar uma infinidade de possibilidades com libras.
O endereço é: http://www.acessobrasil.org.br/libras/

bjs

40Fórum de Interação do Grpo 3 - Página 2 Empty TRABALHO MÓDULO 04 Ter Nov 03, 2009 11:38 pm

marinalva



Olá, meninas do grupo 3



Boa noite, dei uma olhada no tema para o nosso trabalho
saco das novidades. Achei muito interessante,prático e de grande utilidade para o trabalho no cotidiano e pensei no seguinte material para desenvolver-mos: 1 metro de tnt,cola quente,cola comum e pistola;
Imprimir o alfabeto em libras disponível no site://www.senai.br/psai/download/alfabetosurdos.pdf.Que a nossa querida tutora indicou;
Papel cartão nas cores preto e amarelo;
Contact para plastificar os cartões confeccionados
Revistas para recortes de palavras para montar o jogo das palavras em portugues,.enviem resposta para mim,pois o nosso tempo está acabando, marinalva.

41Fórum de Interação do Grpo 3 - Página 2 Empty TRABALHO MÓDULO 04 Qua Nov 04, 2009 9:58 pm

marinalva



Olá coleguinhas,tudo bem com vocês?



Estou aguardando a definição para o trabalho. Se formos trabalhar o construtivismo
pensei na realidade social tanto do aluno quanto do professor,visando aumentar o conhecimento e todo processo educacional. Construir um jogo usando a tendência
do bilingismo, a fim de,valorizarmos as linguagens, como elemento principal de interação social. Com o objetivo de estimlar na criança a habilidade de expressar-se
perante see grupo.

42Fórum de Interação do Grpo 3 - Página 2 Empty Para o grupo 4 Qua Nov 04, 2009 11:38 pm

rita.rcrm



Olá meninas!!!
Agora é a hora da definição das partes do trabalho que deverá ser enviado até o dia 07/11. Levarei o material de que necessitarem para a construção do material, porém , se precisarem de algum maeterial impreso, preciso que levem no dia. Posso ajudar se, com antecedência, vocês levarem na Semec para que possa imprimir.

bjks

43Fórum de Interação do Grpo 3 - Página 2 Empty Olá... Qui Nov 05, 2009 10:00 pm

Lua



Bom,no início do fórum,eu sugeri também a atividade do saco de novidades,ou baú,como queiram.E acho que seria sim de grande utilidade.Por mim,fechamos essa ideia.E o material é super fácil de conseguir!

Bjooos

44Fórum de Interação do Grpo 3 - Página 2 Empty Re: Fórum de Interação do Grpo 3 Dom Nov 08, 2009 12:41 pm

ana



Olá, meninas!

O prazo para entrega do material foi até ontem(07/11) mas, infelizmente, não deu para entrar no fórum e postar os OBJETIVOS e a JUSTIFICATIVA. Caso vocês concordem esses são os ojetivos e justificativa.

TEMA: TRABALHANDO COM AS VIVÊNCIAS(Saco das novidades)


OBJETIVOS

· Proporcionar a troca de experiências visando o desenvolvimento linguísticico de cada aluno.
· Ampliar as situações de leitura para além do prazer literário, através de uma concepção por meio do bilinguismo.
· Desenvolver atividades interdisciplinares, envolvendo todas as áreas do conhecimento, evidenciando, principalmente, a criatividade;
· Oportunizar experiências diversificadas, explorando os vários tipos de linguagem (oral, e escrita, gestual).

45Fórum de Interação do Grpo 3 - Página 2 Empty Justificativa Dom Nov 08, 2009 2:12 pm

ana



JUSTIFICATIVA:
Essa atividade surgiu da necessidade de levarmos a todos os alunos, em especial, para os alunos Portadores de Necessidades Auditivas, a importância das experiências existentes no cotidiano escolar, familiar e social.
Pretendemos através dela, mostrar os diferentes tipos de linguagem (oral, escrita e gestual), enfatizando a língua portuguesa e priorizando a Língua de sinais(LIBRAS) no decorrer do desenvolvimento das atividade.
De acordo com Vygotsky a educação é um processo do qual deve participar o adulto que tem a incumbência de estimular, despertar na criança o desejo de descobrir, de conhecer, de vencer desafios tendo sempre o cuidado de adaptar todas as atividades às necessidades da criança, levando-a a participar, a envolver-se para que dessa forma alcance um progresso real e duradouro como ser humano. Assim sendo, elaboramos essa atividade visando, atender a todos os alunos, especificamente, os de necessidades auditivas.


Aguardo respostas!

46Fórum de Interação do Grpo 3 - Página 2 Empty para o grupo 3 Dom Nov 08, 2009 2:20 pm

rita.rcrm



Recbi um trabalho enviado pelo grupo, porém com a troca entre o que me enviaram e o que Ana postou tenho certeza que ficará melhor. An, entrarei em contato com a participante que me enviou o trabalho, solicitar que ela e as outras interajam aqui e solicito o reenvio. No trabalho enviado ficpou falatando o nome do jogo ou material que vão confeccionar, além dos nomes dos participantes do grupo.
Gostaria que o grupo interajisse aqui no fórum para que possam, coletivamente, fechar o trabalho.

bjs

47Fórum de Interação do Grpo 3 - Página 2 Empty Material p/ a atividade Dom Nov 08, 2009 8:13 pm

ana



[justify] Boa noite, meninas!

Não sei se é assim...confused mas, de acordo com o que entendi para a realização desta atividade é relevante o seguinte material:

*Papel cartão
*Jornais e revistas;
*Cola;
*Alfabeto e numerais em LIBRAS;
*Experiência do cotidiano de aluno.

P.S.: Quando esta atividade for desenvolvida no âmbito escolar, os recursos serão bem amplos, que dependerá da experiência de cada aluno.

Bjsss!
[justify]

48Fórum de Interação do Grpo 3 - Página 2 Empty TRABALHO MÓDULO 04 Dom Nov 08, 2009 11:09 pm

marinalva



Ana



Gostei dos objetivos e justificativas para o nosso trabalho.Acho que podemos amarrar a proposta,enviando para a tutora o nome de todas as participantes do trabalho,a fim de adiantarmos o processo de finalização e montarmos o trabalho no dia 18, mari.

49Fórum de Interação do Grpo 3 - Página 2 Empty TRABALHO MÓDULO 04 Dom Nov 08, 2009 11:18 pm

marinalva



Ana,

Quanto ao material,vamos precisar exatamente dos objetos que postou.Porém vou acrescentar alguns itens a mais.



MATERIAL

CANETINHAS
COLA QUENTE E PISTOLA
TESOURAS

50Fórum de Interação do Grpo 3 - Página 2 Empty TRABALHO MÓDULO 04 Dom Nov 08, 2009 11:21 pm

marinalva



ANA


Já temos tnt,imprimi o alfabeto em LIBRAS,cordão para amarrar a sacola,algumas revistas.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 2 de 3]

Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos