SURDEZ SEMEC IGUABA
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SURDEZ SEMEC IGUABA

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Admin


Admin

Caras cursistas,

cliquem em responder e postem seus comentários e respostas para a tarefa 3 (3.1).

Att,

Márvio R.

https://semec.forumeiros.com

2TAREFA 3: Cliquem aqui para realizar a tarefa 3. Empty Módulo 3 Seg Set 21, 2009 4:23 pm

Lua



Nunca tive a oportunidade de trabalhar com alunos surdos,exceto por uma experiência de estágio no ano de 2007.Entretanto,penso da seguinte maneira:seria ilusão achar que conseguiriamos alfabetizar um aluno com deficiência auditiva, da mesma forma que faríamos se fosse um aluno que não possuísse tal deficiência.
O 1° comentário,nos convida a falar sobre o ambiente em que estará sendo feito o trabalho de letramento de uma criança surda.Ambiente este,que precisa se aproximar ao máximo da realidade desse aluno.E tendo em vista o 2° comentário,posso crer que esse ambiente deverá conter muitas figuras,muitas cores.Coisas que possam chamar atenção do aluno,já que devemos aproveitar a construção visual do mesmo no processo da aprendizagem de leitura e escrita.
É fato que num caso como este,ou em qualquer outro desafio envolvendo a prática docente,deve-se ressaltar a importância da troca de experiências,a pesquisa e a reflexão.Precisamos agir e refletir,para então,agir novamente.
Uma proposta coletiva de trabalho,é sim, muito válida.Pois este aluno,não estará apenas em contato com o professor(a) dentro do espaço escolar,mas também,com todos os funcionários.Partindo desse princípio,pode-se entender que todos deverão trabalhar juntos em prol do mesmo objetivo:a aprendizagem do aluno.


Bom,espero ter colaborado com minha opinião para o fórum.
Beijinhos... Very Happy

3TAREFA 3: Cliquem aqui para realizar a tarefa 3. Empty Tarefa 3 Qui Set 24, 2009 11:20 am

lucia marcia



Ao ler os textos da tarefa 3, pude analisar o quanto é importante buscarmos conhecimentos sobre a temática, uma vez que, quanto mais lemos sobre o assunto, mais necessidades temos de conhecer a realidade da criança surda. Os textos nos leva a refletir sobre a importância de criar um ambiente de aprendizagem para a criança surda que seja significativa para a mesma, buscando também valorizar as suas potencialidades e respeitando a sua construção de forma ideográfica. Vale ressaltar também,sobre a importância de uma prática pedagógica cooperativa, onde professor e aluno, possam construir conhecimentos através da troca de diferentes realidades.

4TAREFA 3: Cliquem aqui para realizar a tarefa 3. Empty tarefa 3 Qui Set 24, 2009 11:42 am

danielle



A aquisição da escrita e da leitura é um processo que necessita da maturação do indivíduo e de um ambiente favorável motivando a aprendizagem.

Por poder apresentar um atraso intelectual nos primeiros anos de idade, o surdo possui algumas limitações que podem contribuir no atraso do letramento(dificuldade do abtrair, simbolizar...), mas consegue da sua maneira (quando é estimulado) de participar do mundo que está em sua volta associando o que vê para compreender esse ambiente.Por isso é importante trabalhar com esse tipo de clientela atividades que estimulem a visualização como a utilização de figuras ilustrativas por exemplo.Associar a figura da maçã a letra M pode-se considerar um ato de aprendizagem.Pensando bem, a língua dos sinais é uma associação da própria língua onde se utiliza a visualização e a gesticulação para aprender e para ensinar.

Estar inserido nesta prática pedagógica requer um aperfeiçoamento da parte do profissional e trocas de experiências com educadores que atendem aos surdos e especialistas que poderão esclarecer as nossas dúvidas onde podemos enfim superar alguns mitos sobre a surdez.Um abraço para todos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

5TAREFA 3: Cliquem aqui para realizar a tarefa 3. Empty tarefa 3 Qui Set 24, 2009 11:45 am

danielle



A aquisição da escrita e da leitura é um processo que necessita da maturação do indivíduo e de um ambiente favorável motivando a aprendizagem.

Por poder apresentar um atraso intelectual nos primeiros anos de idade, o surdo possui algumas limitações que podem contribuir no atraso do letramento(dificuldade do abtrair, simbolizar...), mas consegue da sua maneira (quando é estimulado) de participar do mundo que está em sua volta associando o que vê para compreender esse ambiente.Por isso é importante trabalhar com esse tipo de clientela atividades que estimulem a visualização como a utilização de figuras ilustrativas por exemplo.Associar a figura da maçã a letra M pode-se considerar um ato de aprendizagem.Pensando bem, a língua dos sinais é uma associação da própria língua onde se utiliza a visualização e a gesticulação para aprender e para ensinar.

Estar inserido nesta prática pedagógica requer um aperfeiçoamento da parte do profissional, trocas de experiências com educadores que atendem aos surdos e especialistas que poderão esclarecer as nossas dúvidas onde podemos enfim superar alguns mitos sobre a surdez.Um abraço para todos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

6TAREFA 3: Cliquem aqui para realizar a tarefa 3. Empty Lua Qui Set 24, 2009 11:48 am

danielle



concordo com você quando você falou a respeito da alfabetização dos surdos.É um trabalho muito mais minuncioso onde se tem que investir nos recursos pedagógicos.Mas acho também que este profissional necessita de uma capacitação para trabalhar corretamente.Um abraço!!!!

7TAREFA 3: Cliquem aqui para realizar a tarefa 3. Empty Andréa Qui Set 24, 2009 11:51 am

danielle



Gostaria de saber se o trabalho da estimulação precoce ajudaria no desenvolvimento do surdo?Estar inserido em uma creche onde se tem este amparo (clínico e pedagógico)seria válido?

8TAREFA 3: Cliquem aqui para realizar a tarefa 3. Empty Andréa Qui Set 24, 2009 11:53 am

danielle



O atraso mental que pode ocorrer no surdo é referente a idade mental e cronológica?Me descupe, mas eu começo a ler o material e as perguntas vem...Bjs!!

jane bulsing



I love you
Olá colegas,
Ao ler o texto me deparei com uma realidade, a de nunca ter parado pra pensar que quando uma criança está se alfabetizando ela usa, a todo momento, a repetição dos sons e as associa as letras. Com a perda da audição esse processo tem que ser feito de outra forma, para que a criança possa relacionar, a letra a outros símbolos, que fazem parte de seu dia a dia. Quanto ao atraso acredito que se ouver um estímulo, desde a mais tenra idade, ela irá se integrar a sociedade com mais facilidade. Outro recurso é a capacitação de profissionais da área de educação para lidar com essas crianças, de maneira a ajudá-la a alcançar um letramente mais rapidamente, assim diminuindo a distância delas com o restante do mundo letrado.
I love you

10TAREFA 3: Cliquem aqui para realizar a tarefa 3. Empty Tarefa 3 Sex Set 25, 2009 8:34 pm

ana



Sabemos que a audição é um dos sentidos muito importante para o ser humano estabelecer, através da comunicação, um vínculo com o mundo. Percebemos, também, que o sucesso escolar depende de um planejamento baseado no diagnóstico relacionado ao grau e ao tipo de perda auditiva.
Entretando, o processo de letramento do aluno surdo, vai depender do tipo de perda auditiva, logo, cabe ao educador criar um ambiente escolar onde o educando adquira uma linguagem interior e receptiva(ou de compreensão) e expressiva(ou de expressão), uma vez que, a alfabetização do aluno com surdez realizar-se-á paralelamente à estruturação da linguagem oral e escrita.
Segundo Soares, o termo letramento diz respeito ao estado ou condição de domínio e uso plenos da escrita, numa sociedade. Como estado ou condição, o letramento refere-se a um conjunto de comportamentos que se caracteriza pela variedade e complexidade, tanto em sua dimensão individual, quanto social.
O professor pode utilizar a percepção visual dos alunos para observar o contexto das situações que acontecem no âmbito escolar, a fim de ajudar no processo de letramento. Outro fator relevante, neste processo, é a interação e a troca experiências entre os profissionais da educação, no contexto escolar,sendo, fundamental para a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno com deficiência auditiva.
Portanto, o aluno surdo aprende de forma diferente do aluno normal mas, ambos conseguem interagir com o meio no qual está inserido.
study

11TAREFA 3: Cliquem aqui para realizar a tarefa 3. Empty Jane Sex Set 25, 2009 8:44 pm

ana



Olá, colega!

Concordo com você, todos nós, deveríamos ter uma capacitação ou especialização na área de educação(Ed. Especial) para lidar com essas crianças. Mas, infelizmente, quando essa capacitação é oferecida nem todos os professores que lidam com essa realidade se interessa para fazer e, preferem ficar reclamando, ao enfrentar os desafiaos existentes na nossa sociedade, que luta para inclusão destes alunos com necessidades especiais.

Um grande abraço!
cheers

12TAREFA 3: Cliquem aqui para realizar a tarefa 3. Empty tarefa 3 Sáb Set 26, 2009 1:36 pm

verginia



O aluno surdo é capaz de assimilar a leitura de maneira
ideográfica, através da construção visual sem passar por
todo o processo do letramento. É necesário porém, que o
professor crie ambientes adequados, valorizando as
especificidades do aluno surdo e adaptar suas aulas
conforme as necessidades da turma. pirat

13TAREFA 3: Cliquem aqui para realizar a tarefa 3. Empty Tarefa 3..... Sáb Set 26, 2009 8:22 pm

carlucia dias



sunny Olá, para todos do curso.
Carlúcia....
O aluno surdo precisa, sem dúvida de professores capacitados dentro de sua especialização, a inclusão já existe, mas não acata tudo o que é referente à ela, sendo assim nossos alunos que tanto precisam deste apoio não os tem.Existe os improvisos por aqueles que vão além , porque a falta de coragem de muitos é explícita, mas, para aqueles que são como nós, que adoramos desafios e abraçamos a causa,sigamos em frente.Beijos e até a próxima.......

Karen



Já vimos nos textos anteriores a importância da linguagem no desenvolvimento cognitivo, e vimos que é a linguagem que possibilita o desenvolvimento das funções mentais inferiores em superiores, como a atenção voluntária, a memória mediada, a abstração, entre outras. Com isso, conclui-se que o atraso de linguagem provoca inúmeras consequências no desenvolvimento cognitivo.
A criança surda não tem motivos para desenvolver suas funções cognitivas mais demoradamente que a criança ouvinte, se não houver outro comprometimento, essas crianças não possuem nenhum déficit cognitivo. O que ocorre, em nossa realidade, é que essas crianças demoram a conseguir o atendimento necessário o que provoca o atraso da linguagem e posteriormente os atrasos cognitivos.

Karen



study Vou citar um texto de Vygotsky, que acredito ser importante para visualizarmos a rota diferenciada que muitas vezes usamos com a criança surda, que é bem diferente da rota usada pela criança ouvinte, revelando as dificuldades inerentes ao processo de oralização, aprendizagem.

["Se esperássemos a criança aprender a pronunciar corretamente cada som e só depois lhe ensinássemos a juntar os sons em sílabas, as sílabas em palavras, se fossemos dos elementos da linguagem à sua síntese, nunca chegaríamos à linguagem viva e verdadeira da criança. Na verdade acontece exatamente o caminho inverso, que é o natural, das formas íntegras da atividade articulatória ao domínio dos elementos de linguagem e de suas combinações. Tanto no desenvolvimento filogénetico quanto no ontogenético, a frase antecede a palavra, a palavra, a sílaba, a sílaba, o som. Uma frase isolada é quase uma abstração, a linguagem surge inteira, maior que a oração. Por isso dá-se à criança a linguagem com sentido, indispensável para a vida, isto é a linguagem lógica e não a articulação."
Desse citação, é possíver perceber é quanto é importante em um processo de aprendizado, darmos a essas crianças a verdadeira função da linguagem, função daquilo que está sendo aprendido, que ela entenda a função daquela letra, daquele nome, daquele número, no seu dia a dia, pois para a criança ouvinte esse aprendizado é mais fácil, muitas vezes não precisa ser "aprendido", pois já faz parte da sua vida diária, ninguém por exemplo precisou ensinar sistematicamente, aquela fruta se chama maçã, ela aprendeu no seu dia a dia. Portanto, para que o aprendizado seja estimulante, prazeroso e efetivo é necessário que tenhamos uma atenção maior, em dar significado as atividades, do que teríamos com uma criança ouvinte.

luciana



As práticas do letramento na alfabetização de alunos surdos
fornecem subsídios para discutir um processo de apropriação de
escrita significativa.
O trabalho com diversidade de práticas visuais tais como:
jornais, revistas, gibis, encartes, jogos diversos, símbolos,
sinais, embalagens, novas tecnologias e também a experiência
do aluno favorece a potencialização da prática da leitura do
mundo, pois o aluno surdo lê através de sistema de signos que
servem para exprimir graficamente a linguagem.
Para obter sucesso nas práticas educacionais se faz
necessário a troca de experiência e um trabalho cooperativo
que leve em conta as realidade escolar.

luciana



Dani, ao conversamos sobre o material da tarefa 3, na
questão que os alunos surdos podem apresentar um atraso mental.
Fiquei refletindo sobre a minha aluna...
abraços

luciana



Equipe, apesar do curso tirar um pouco do tempo que tenho,
ele está sendo muito importante para mim, pois estou entendendo
conhecendo, refletindo e vendo a surdez com um outro olhar.

Abraços!

19TAREFA 3: Cliquem aqui para realizar a tarefa 3. Empty Dia Nacional do Surdo Seg Set 28, 2009 7:13 am

Irene



Vale a pena ressaltar que no dia 26 de
setembro comemora-se o Dia Nacional do
Surdo. A data marca a luta histórica da
comunidade surda por melhores condições
de vida, trabalho, educação, saúde,
dignidade e cidadania. Esta data foi
escolhida em referência à criação da
primeira escola para surdos no Brasil,
o Instituto dos Surdos-Mudos do Rio de
Janeiro, inaugurado em 26 de setembro
de 1857.

20TAREFA 3: Cliquem aqui para realizar a tarefa 3. Empty responder. Seg Set 28, 2009 11:12 am

edna



Com relação as perspectivas no campo da
educação especial , há muito ainda que evo-
luir , por um lado vemos problemas ainda
indissolúveis na própria escola , incitando
uma reavaliação de seus objetivos e fazendo
com que se veja a necessidade de sua refor-
ma.E no que diz respeito ao letramento do
surdo é necessário a escola iniciar com um
espaço mais aberto , diversificado , permi-
tindo o desenvolvimento individual e cole-
tivo de seus alunos e profissionais.É pre-
ciso que haja uma vinculação entre as neces_
sidades educacionais especiais e a provisão
de recursos para que sejam atendidas de for-
ma satisfatória.Neste sentido , é necessá-
rio uma prática pedagógica onde haja troca
de experiências , num ambiente escolar rico
em valores que priorize o potencial de cons-
trução visual do surdo no processo de letra-
mento , somente um trabalho rico em convi-
vência entre os diferentes que tem direito
a uma educação de qualidade para alcaçarem
a cidadania , permitirá o desenvolvimento de
todos.Podemos assim afirmar que verdadeira-
mente houve inclusão.Além disso , a integra-
ção também é benéfica para todos os alunos ,
já que aprendem com uma metodologia onde dis-
põem de mais recursos e adquirem atitudes
de respeito e solidariedade em relação aos
seus colegas menos dotados.

rita.rcrm



Tenho acompanhado atentamente as discussões e trocas de saberes que tem sido produzidos nos fóruns de interação entre todos os participantes deste grupo de estudos e , desde já, parabenizo a todos, tutores e cursistas, pela qualidade das trocas e das reflexões que tem sido produzidas por aqui.
Gostaria de dizer à Luciana que tive um enorme prazer em ler as suas postagens, pois, de certa forma, esta capacitação justifica-se pelas duas alunas que temos com deficiência auditiva e pelas duas professoras que exercem a docência com estas alunas. Felizmente, temos uma delas aqui, que é você!
Sua postagem remete a uma das maiores qualidades que um profesor na atualidade pode ter: a qualidade de ser reflexivo de sua prática pedagógica. Em qualquer situação pedagógica e atuação didática, o professor encontrará desafios, desafios estes, que somente serão superados se quem os busca superar (o professor)reflita e retorne à prática com novas propostas. Não tenho dúvidas de que sairemos daqui mais reflexivos do que entramos, e por este motivo, este encontro virtual de aprendizagem, já está valendo.

Forte Abraço cheers

Rita Medeiros (Coordenação Pedagógica)

rita.rcrm



Muito boa lembrança Irene!!!

bj

Rita Medeiros (Coordenação Pedagógica)

rita.rcrm



Olá Dani!
Encontrei um material profundamente esclarecedor sobre a sua pergunta.
Visite o site [color=red]http://www.ines.gov.br/ines_livros/9/9_002.HTM#002_2

Aproveito e faço o convite a todos os participantes deste fórum para que façam o mesmo. A pergunta da Dani se refere à estimulação precoce e as vantagens deste atendimento.

Vamos lá conhecer?

Mil bjks

Rita Medeiros (Coordenação Pedagógica) Shocked

24TAREFA 3: Cliquem aqui para realizar a tarefa 3. Empty Para Irene e todos os outros participantes Ter Set 29, 2009 6:14 pm

rita.rcrm



Olá Irene!
Retirei da internet esta afirmação para ampliar a sua lembrança sobre o dia 26 de setembro.
Refletindo sobre o material que você leu e a prática metodológica do oralismo na educação de surdos em seus primórdios, quais seriam, na sua opinião, as consequências para o processo de alfabetização e letramento dos mesmos?

"No Brasil, a educação dos surdos teve início durante o segundo império, com a chegada do educador francês Hernest Huet. Em 1857, foi fundado o Instituto Nacional de Surdos-Mudos, atual Instituto Nacional de Educação dos Surdos(INES), que inicialmente utilizava a língua dos sinais, mas que em 1911 passou a adotar o oralismo puro." Fonte: http://www.surdobrasil.hpg.ig.com.br/sdz.html

Vamos lá gente! Participe da discussão também!
Lembrem-se que as postagens neste fórum, referentes ao módulo 2 devem se reportar as questões discutidas no material.

Aguardo por vocês! Razz

bjs

Rita Medeiros (Coordenadora Pedagógica)

25TAREFA 3: Cliquem aqui para realizar a tarefa 3. Empty Atividade 3 Ter Set 29, 2009 6:32 pm

deivinha



O aluno com deficíência auditiva tem muitas limitações em sua aprendizagem,eles também apresentam um atraso intelectual, diante disso o educando necessita de um ambiente rico de gravuras e textos para que ele se familiarize com eles.

O educador deve perceber que o aluno tem uma mémoria muito rápida...digo isto por experiência própria...e se motiva muito mais com a diversidade de materiais como jogos, revistas, livros, desenhos. Então diante disso professor deve sempre priorizar o visual e trabalhar com a escrita sempre associada ao desenho.

A alfabetização para o surdo é um longo caminho a ser traçado, para o educador é algo muito difícil, digo isto porque não consegui alfabetizar minhas alunas...o processo é lento e o auxílio de um profissíonal especializado em libras é fundamental neste percurso de aprendizagem da escrita e da leitura.



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