Nunca tive a oportunidade de trabalhar com alunos surdos,exceto por uma experiência de estágio no ano de 2007.Entretanto,penso da seguinte maneira:seria ilusão achar que conseguiriamos alfabetizar um aluno com deficiência auditiva, da mesma forma que faríamos se fosse um aluno que não possuísse tal deficiência.
O 1° comentário,nos convida a falar sobre o ambiente em que estará sendo feito o trabalho de letramento de uma criança surda.Ambiente este,que precisa se aproximar ao máximo da realidade desse aluno.E tendo em vista o 2° comentário,posso crer que esse ambiente deverá conter muitas figuras,muitas cores.Coisas que possam chamar atenção do aluno,já que devemos aproveitar a construção visual do mesmo no processo da aprendizagem de leitura e escrita.
É fato que num caso como este,ou em qualquer outro desafio envolvendo a prática docente,deve-se ressaltar a importância da troca de experiências,a pesquisa e a reflexão.Precisamos agir e refletir,para então,agir novamente.
Uma proposta coletiva de trabalho,é sim, muito válida.Pois este aluno,não estará apenas em contato com o professor(a) dentro do espaço escolar,mas também,com todos os funcionários.Partindo desse princípio,pode-se entender que todos deverão trabalhar juntos em prol do mesmo objetivo:a aprendizagem do aluno.
Bom,espero ter colaborado com minha opinião para o fórum.
Beijinhos...