SURDEZ SEMEC IGUABA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
SURDEZ SEMEC IGUABA

Este Fórum é de acesso restrito aos participantes do curso de capacitação Surdez: Possibilidades Educativas da SEMEC de IGUABA GRANDE


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Tarefa 2 - Cliquem aqui para postar uma resposta para a Tarefa 2.

+23
helenice
marinete
luciana
anagomide
manuela
verginia
lucia marcia
carlucia dias
gisele
edna
ana
deivinha
Irene
Helena
Etiene Souza
jessica
Andréa
Karen
jane bulsing
Lua
rita.rcrm
danielle
Admin
27 participantes

Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 3]

Admin


Admin

Comente sobre o material lido, refletindo sobre a relação entre a linguagem e o pensamento, interrelacionando-a ao desenvolvimento humano e à deficiência auditiva.

Reflita no seu comentário sobre a importância das estimulações do ambiente para que a criança surda se desenvolva com capacidade de comunicação, inserindo-se socialmente.

Não esqueça de interagir com seus colegas (cursistas), portanto, não só poste o seu texto, mas também comente sobre os textos dos colegas. Desta forma vamos discutindo outras idéias e formando outros conceitos sobre o assunto.


Cliquem em RESPONDER para digitar seus comentários.

https://semec.forumeiros.com

2Tarefa 2 - Cliquem aqui para postar uma resposta para a Tarefa 2. Empty Etiene Sáb Set 05, 2009 5:05 pm

danielle



É muito bom ter a sua presença neste curso principalmente atuando como OP em nossa escola.Seremos multiplicadoras para as outras colegas que não tiveram oportunidade de fazer esta capacitação.Desde já te convido para fazer parte do nosso grupo.Quer?Bjs.Dani.

3Tarefa 2 - Cliquem aqui para postar uma resposta para a Tarefa 2. Empty ATENÇÃO Sáb Set 05, 2009 10:31 pm

rita.rcrm



Boa noite turma linda!!!!
A primeira semana da capacitação está com as horas contadas.
Informamos que quem não postar no fórum da tarefa 1 até às 11h59' de 05/09 , perderá uma parte da carga horária prevista.
Agora vamos nos concentrar na tarefa 2 _ Leia com atenção o material do módulo 1, reflita, tire dúvidas com as tutoras informadas e,posteriormente, poste a resposta aqui.
Por favor, não crie outro tópico, basta apenas clicar no tópico criado, referente à tarefa 2, clicar em responder e postar a resposta.
Lembre-se que nesta tarefa não está mais fazendo apresentações e se quiser enviar algum recado ou saudação ao colega, não deverá ser no tópico da tarefa 2. Este tópico será exclusivo para dar a resposta da tarefa 2 e para ampliar discussão teórica do módulo 1.OK?

Um forte abraço!
Espero vocês aqui!


Rita Medeiros

4Tarefa 2 - Cliquem aqui para postar uma resposta para a Tarefa 2. Empty Módulo 1 Dom Set 06, 2009 9:41 am

Lua



O material lido é muito interessante e proveitoso.Nele há informações que desconhecia.
Quando elaboramos um pensamento,exercitamos a nossa linguagem.Refletindo sobre isso,me surgiu uma dúvida:a pessoa surda, quando formula um pensamento,ela se vê falando?

Ao experimentar a sensação de não poder ouvir,minha primeira iniciativa,foi tentar me concentrar ao máximo para buscar o entendimento.E a segunda iniciativa,foi tentar ler o lábios,o que me pareceu bem mais complexo. Shocked

5Tarefa 2 - Cliquem aqui para postar uma resposta para a Tarefa 2. Empty A respeito do material Seg Set 07, 2009 3:05 pm

danielle



Comecei a ler o material e achei muito bom, certamente entrarei mais vezes no fórum para falar a respeito do mesmo e atingir o objetivo proposto pelos tutores, mas gostaria neste momento de deixar um comentário sobre o teórico em questão.Nunca pensei que os seus estudos fosse ao encontro da deficiência auditiva porque isto quase não é falado.Pensamento e linguagem tem tudo haver...Outra coisa, qual é o grau de deficiencia auditiva das meninas da minha escola?Fiquei curiosa...

6Tarefa 2 - Cliquem aqui para postar uma resposta para a Tarefa 2. Empty Boa Pegunta Dani!!!!! Seg Set 07, 2009 10:25 pm

rita.rcrm



Agora também fiquei curiosa!
Penso que esta seria uma forma de começar a pensar em ações mais pontuais para elas!

vamos ver se as tutoras do módulo tem algo a acrescentar. caso elas também não saibam esta seria uma boa pesquisa para fazermos.

Super bj Dani!

7Tarefa 2 - Cliquem aqui para postar uma resposta para a Tarefa 2. Empty Tarefa 2 Ter Set 08, 2009 7:24 pm

jane bulsing



Smile Há algum tempo descobri que linguagem e pensamento eram coisas distintas. Tenho um tio que sofreu um AVC, onde teve uma afasia, ou seja, perda da fala, mas continuou tendo linha de pensamento claro e se comunicando dentro de suas possibilidades.
Smile Está claro que para uma criança se torna muito mais difícil, pois não tem uma bagagem de conhecimento anterior ao da deficiência.
Smile Fiz o teste sujerido neste módulo e me senti como se estivesse em outro país e não dominasse o idioma local.
O homem quando se comunica faz a troca necessária de conhecimento para o seu crescimento, ele leva e adquire informações para o seu bem estar. Quando privado deste recurso tão importante, o seu aprendizado se torna deficiênte também, pois as informações chegam em menor escala ou simplesmente não chegam.
Very Happy O comprometimento na aprendizagem é explícita. Acredito ser de grande importância o preparo de profissionais da área de ensino para lidar esta clientela, podendo assim, ajudar a minimizar as dificuldades naturais que um portador de surdez tem.



Última edição por jane bulsing em Sex Set 11, 2009 9:42 am, editado 1 vez(es)

8Tarefa 2 - Cliquem aqui para postar uma resposta para a Tarefa 2. Empty Danielle Ter Set 08, 2009 9:45 pm

Karen



Ambas as meninas de sua escola tem perda auditiva de grau severo a profundo,esse tipo de perda é a que caracteriza a surdez propriamente dita, pois perdas de grau moderado, ou moderado a severo, caracterizam uma deficiência auditiva e não a surdez. Pois pessoas com perdas mais leves possuem um resíduo auditivo, que permitem, principalmente com o uso do aparelho, ouvir a voz humana e com isso adquirir a linguagem oral. No caso de crianças que nasceram com perdas de grau severo a profundo(é diferente de uma pessoa idosa que perdeu a audição ao longo da vida, pois estas já adquiriram a linguagem), mesmo com aparelho auditivo, dificilmente irão adquirir e dominar a linguagem oral, pois a amplificação dos aparelhos não atingem a frequência da fala, é possível até que se escute, porem a discriminação da fala é muito prejudicada, o aparelho auxilia essas crianças na localização da fonte sonora, com o uso ela será capaz de reconhecer sons do ambiente, do dia a dia, e isso para o individuo é uma segurança, pois se esta na rua é capaz de reconhecer uma buzina, um alarme, de perceber a movimentação do mundo que os cerca. Espero estar esclarecendo suas dúvidas... Exclamation

9Tarefa 2 - Cliquem aqui para postar uma resposta para a Tarefa 2. Empty Linguagem e pensamento Qua Set 09, 2009 3:29 pm

Andréa



Olá pessoal, é bom ver o grupo interagindo de forma tão
interessada.
Vou tentar esclarecer algumas dúvidas, espero não esquecer de
ninguém.
Vou pegar o gancho da Jane que falou sobre o tio. A afasia é
exatamente o que ela explicou, a alteração da fala devido à
dificuldade na compreensão ou planejamento da linguagem que já
estava adiquirida mas foi perdida. Porém o pensamento e a
cognição continuam intactos.
Com surdos congênitos, ou seja, que nunca tiveram audição,não
há fala mas também há completa integridade do pensamento.
Eles utilizarão outras formas de linguagem para se comunicar
como os gestos, por exemplo que são os mais utilizados.
Surdos que são trabalhados com a LIBRAS, que é a Lingua
Brasileira de Sinais, a utilizam como um idioma próprio.
Existem surdos, porém, que tem a oportunidade de iniciar sua
expressão de pensamentos através da LIBRAS e posterior ou
paralelamente são oralizados, ou seja, são trabalhados com
fonoaudiólogos na aquisição da fala, mesmo que rudimentar.
Por isso é errado dizer que o surdo é mudo! Ele tem toda a
capacidade fonoarticulatória para falar, porém, como não se escuta sua habilidade
para a fala fica prejudicada.
Respondendo à duvida da Luana, alguns surdos que são oralizados
podem se imaginar falando quando estiverem elaborando um
pensamento. Mas surdos que não tem a lingua oral (fala)se
imaginam e organizam seu pensamento através de gestos. E o
ideal é que seja a LIBRAS, pois tem características igual a
qualquer língua como vocabulário próprio, construções
sintáticas (frasais), etc.

Bem pessoal, acho que já falei demais. Se ficou complicado de
entender podem escrever que falar de uma outra forma.
Continuem mandando suas opiniões pois é muito bom saber quais
contribuições nossas ajudarão vocês.

Beijão a todos.

10Tarefa 2 - Cliquem aqui para postar uma resposta para a Tarefa 2. Empty Oi genteeeeeeeeeee Qui Set 10, 2009 11:43 pm

jessica



Oláaaaaaa bounce
Acabei de imprimir o texto
Vou ler com calme esse final de semana..
E logo logo
Coloco minha opiniao aqui..
Mas pelo que as minhas colegas estao falando
Parece ser bem interessante e de muita valia para
nós educadoras, ainda mas se tratando de Vogotsky né.. cheers
Bom..é isso..
Beijinhusssssss
Final de semana eu apareço com calma..
[i]

11Tarefa 2 - Cliquem aqui para postar uma resposta para a Tarefa 2. Empty Tentando responder a tarefa 2 Sex Set 11, 2009 11:57 am

Etiene Souza



Gente,
Me desculpe, mas estou pensando em desistir do curso.
Não consigo encontrar o material para realização da tarefa 2. Já
procurei a tutoria, e ao tentar encontrar a tarefa 2 somente
me é exibida a proposta e não o material para leitura.
Alguém pode me ajudar?
scratch

12Tarefa 2 - Cliquem aqui para postar uma resposta para a Tarefa 2. Empty Para ETIENE Sex Set 11, 2009 3:19 pm

Admin


Admin

Olá Etiene,

você, ao entrar na plataforma (site do curso), poderá ver no lado esquerdo várias seções: dentre elas "Tarefas"

clicando ali em Tarefas, você verá:

Tarefa 2 - Interação no fórum. Disponível a partir de 06 de setembro.

Na coluna da direita está disponivel o material onde está escrito "Módulo 1"

É só clicar ali que você vai baixar o texto que voce deve ler e as instruções para a realizção da Tarefa.

A tutora Rita também lhe enviou um email explicando esses procedimentos.

Para todas as Tarefas o procedimento é o mesmo: Clique na seção "Tarefas" e baixe o material que está na coluna da direita (ao lado da Tarefa) aí vai abrir o texto que voce deve ler para executar a tarefa.

Simples assim....

Um abraço!

Márvio R.

https://semec.forumeiros.com

13Tarefa 2 - Cliquem aqui para postar uma resposta para a Tarefa 2. Empty karen Sáb Set 12, 2009 3:45 pm

danielle



Obriagada pela resposta, mas seria antiético eu conversar com a responsável de uma das meninas(a que eu tenho mais contato) e procurar esclarecer algumas dúvidas do tipo da causa da surdez(nasceram assim ou adquiriram depois...)e se o tipo da surdez de uma delas é unilateral ou bilateral?Tenho intimidade suficiente para isto.Isto ajudaria a continuar esclarecendo as minhas dúvidas.

14Tarefa 2 - Cliquem aqui para postar uma resposta para a Tarefa 2. Empty Andrea Sáb Set 12, 2009 3:51 pm

danielle



Adorei esse seu esclarecimento falando a respeito do surdo e mudo, até porque observo que as meninas que estou analizando que possuem a deficência auditiva também fazem a leitura labial para entender a mensagem e Letícia que é mais comunicativa até tenta se expressar labialmente.Vc acha que isso é algum avanço?

danielle



Apesar de ter origens diferentes, sabemos que a linguagem e o pensamento se encontram(segundo o material de 0 a 5 anos).Quando uma criança surda encontra-se nessa fase ela possui dificuldade para adquirir a linguagem necessitando de estratégias para ser inserida dentro do contexto social humano(dentro da adicção da linguagem para entender uma mensagem e passar outra), mas nem por isso deixa de pensar.Não deixa de sentir, interagir quando entende a mensagem e a impressão que eu tenho é que quando esse indivíduo não participa desse processo de conhecimento do mundo através da fala (ouvindo e falando)se sente perdido.Inserir neste processo é uma dificuldade que nós educadores temos em relação a esta patologia, principalmente no processo de alfabetização.Muitas vezes observo que existe uma tendência (por uma questão de não ter conhecimento e capacitação a respeito do assunto)de nós professores atuantes (de qualquer escola ou instituição)que recebe este tipo de clientela de trabalhar somente desenho, pintura e cópia com estes alunos havendo uma necessidade para trabalhar com o surdo de estar especializado ou de outro profissional especilalizado para interagir com esse aluno e com a turma desenvolvendo segundo Vygostsky a "zona de desenvolvimento proximal" assumindo o papel de mediador privilegiando a formação do conhecimento entre todas as partes(do profissional, do aluno surdo e da turma)através de atividades diversificadas e específicas que contribuirão na aprendizagem de ambas as partes.Caros colegas cursitas, estamos em um tempo em que as informações a respeito do que não sabíamos estão chegando e acho que este é um momento de construir um conhecimento para multiplicar posteriormente...Sinto que seu não estiver inserida neste contexto eu ficarei para trás...Até breve!!!!!!!

Andréa



Daniele, muito legal a sua colocação no fórum. Principalmente a relação que você fez com a chamada "Zona de Desenvolvimento Proximal" (ZDP) citada em muitos estudos por Vygotsky. Nós, professores, fonoaudiólogos e qualquer pessoa que lide com surdos, temos esse papel de através da ZDP desenvolver o máximo de habilidades do nosso aluno. Tudo isso como mediadores através da interação.
Olha que interessante, esse curso que estamos realizando nos faz (tutoras) mediadoras da ZDP de todas vocês, fazendo com que vocês construam conhecimento com o auxílio de nossa mediação.
Só quero fazer uma observação em relação ao pensamento e a linguagem. Como vocês viram no texto o pensamento e a linguagem são independentes, ou seja, não se relacionam, até os 2 anos. À partir dos dois anos eles passam a se complementar fazendo com que o pensamento seja verbal (a criança se imagina falando ou com qualquer outro tipo de linguagem para organizar seu pensamento)e a linguagem passa a funcionar de forma a expressar o pensamento e não mais de forma imediatista como fazem crianças com menos de 2 anos.
Então entre 0 e 5 anos muitas transformações acontecem no pensamento e na linguagem, porém, começam a se realacionar e tem um grande avanço no desenvolvimento à partir dos 2 anos.
Um grande beijo a todos e parabéns pela ótima interação.

Helena



Arrow Sabemos que a relação fundamental entre o pensamento e a linguagem é que um oferece recurso ao outro, ou seja, são dependentes entre si.
A linguagem é muito importante na formação do pensamento, dos traços psicológicos, das qualidades, do modo de ser, sentir e agir de um indivíduo. Sendo assim, os métodos de desenvolvimento do pensamento e da linguagem incluem um conjunto de ações exercidas entre esse indivíduo e o ambiente, agindo de forma positiva ou negativa.
A habilidade de comunicação da língua surge como um dos principais responsáveis pelo processo de desenvolvimento de uma criança surda em toda a sua força.
É importante destacar que a eficácia da língua oral portuguesa sobre o conhecimento não deve ser supervalorizado em relação ao desempenho do portador de surdez, inibindo e diminuindo suas oportunidades de participação completa, pois é através da audição que aprendemos a identificar e reconhecer os diferentes sons do ambiente. Esses dados originados pela audição, permitem o diálogo com nossos pares de uma forma de falar por outra já existente.
Podemos concluir que o natural do ser humano é a linguagem, e que não há diferença entre um ouvinte e um portador de surdez se suas necessidades especiais forem supridas.
bounce

18Tarefa 2 - Cliquem aqui para postar uma resposta para a Tarefa 2. Empty Andrea Ter Set 15, 2009 12:33 pm

danielle



É muito interessante esse material que vcs deram porque eu consegui associar a outras coisas como a zona de desenvolvimento proximal criando novas estratégias para a minha atuação docente.Um beijão

19Tarefa 2 - Cliquem aqui para postar uma resposta para a Tarefa 2. Empty Helena Ter Set 15, 2009 12:37 pm

danielle



Achei muito legal a sua colocação a respeito da linguagem e através do que vc escreveu me fez refletir sobre a dificuldade do surdo no processo de alfabetização.Com que estratégia este aluno aprenderia?Bjs.Danielle

20Tarefa 2 - Cliquem aqui para postar uma resposta para a Tarefa 2. Empty Parabéns aos cursistas! Ter Set 15, 2009 1:57 pm

rita.rcrm



Muito boas as postagens!
Fica claro o quanto a leitura, a informação e as teorias de um modo geral, contribuem e ampliam nosso campo de ação na prática.

Vamos em frente!!!!!


Mil Bjks I love you

21Tarefa 2 - Cliquem aqui para postar uma resposta para a Tarefa 2. Empty Linguagem e pensamento Qua Set 16, 2009 7:20 am

Irene



A linguagem tem um papel relevante na formação do pensamento e do caráter do indivíduo.
Segundo Vygotsky, há uma interrelação entre pensamento e linguagem.Através da linguagem
o homem pode organizar seu pensamento e comunicar-se com outros homens.A capacidade
de comunicação linguística é um dos responsáveis pela integração da pessoa surda no meio
social em que está inserida.
Na minha sala de aula há uma aluna com dificuldades na fala e consequentemente,
apresenta alterações articulatórias e agora, posso perceber melhor a qualidade no seu
desenvolvimento na aprendizagem e como poderei auxiliá-la de forma mais produtiva e
eficiente.

22Tarefa 2 - Cliquem aqui para postar uma resposta para a Tarefa 2. Empty Danielle Qua Set 16, 2009 10:57 am

Karen



Como você tinha perguntado, sobre as meninas da sua escola, a L. nasceu prematura de seis meses, ficou na incubadora por mais de 1 mês, teve pneumonia, e é possível que tenha tomado medicamentos que nós chamamos de ototóxicos, são antibióticos, indispensáveis para a sobrevivência da criança em determinadas patologias, mas que provocam lesão nas células da cóclea. E a K. não tem um diagnóstico definido, mas pelo que a mãe relata, há indícios que ela teve meningite, que é uma causa frequente de perda auditiva em crianças. A K. teve complicações que como falei, parece ter sido meningite, com aprox. 1 ano e 7 meses, portanto antes disto esteve exposta a linguagem, segundo a mãe balbuciava algumas palavras, por isso ela consegue fazer uma melhor leitura labial, que L. Ambas tem perda auditiva neurossensorial severa a profunda bilateral. Mas, não pense que é necessário um pouco mais de intimidade para fazer esse tipo de pergunta as mães dessas crianças, acredito que elas vão ficar contentes em saber que suas filhas estão sendo assistidas, que há um interesse em conhece-las melhor, para que a partir daí novas estratégias sejam criadas. Bjinhos Very Happy

deivinha



Queridas colegas adorei o material, ele é muito bom,tem uma linguagem de fácil entendimento e te leva a ter um conhecimento mais profundo sobre a "Surdes" percebi algo muito proveitoso que é a importância da linguagem para o pensamento e vice-versa.
Eu trabalhei durante 2 anos com uma aluna com deficiência auditiva...foi uma escola...como eu aprendi, na minha esperiência eu descobri que eles tem uma limitação (Não ouvem) mais em compensação eles tem uma grande interação física com o meio...entendem tudo o que você fala interagem com qualquer pessoa, independente de ter conhecimento de Libras ou não.Eles adoram cores objetos e aprendem através de associação, quantificação.Eu sempre gostei de trabalhar com figuras, histórias ilustradas, danças, músicas...
O aluno Surdo ele tem um tempo de aprendizagem diferente dos demais, por isso há sempre a necessidade de se ter um currículo adaptado e o auxílio de um profissional em libras que te ajuda no seu trabalho.

Bem é isso, estou adorando este curso.

Com carinho I love you

Deivinha

ana



Olá, pessoal!

O material lido é muito interessante, pois estamos sempre procurando nos comunicar seja através da língua falada, escrita ou de sinais.
O módulo traz uma questão relevante que é a linguagem e o pensamento. Entendemos que a fala e o pensamento passam a se completar, e a faculdade mental da linguagem se desenvolve. Segundo Vygotsky é neste estágio que observa a interiorização do pensamento.
Outro fator, importante do módulo, são as características da surdez que nos permite entender e ajudar os alunos que possuem algum tipo de necessidade auditiva, uma vez que, buscando aperfeiçoar-se fica mais fácil para o educador lidar com as dificuldades existentes no cotidiano escolar.


flower

edna



Olá, boa tarde!

A Educação Especial vem assumindo um papel importantíssimo no sistema eduacacional brasileiro, vemos que o preconceito, as resistências com pessoas que tem deficiência no mundo contemporâneo, têm bases sócio-históricas e culturais.
A educação inclusiva tem como objetivo uma escola com um espaço democrático e com condições para se trabalhar com o educando, sem distinção de classe social, cultural ou etnia.
Vemos a impotância da linguagem dentro desse contexto escolar, através da linguagem seja verbal ou não verbal.
O aluno surdo quando não estimulado, apresenta prejuízo no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.
A criança com surdez congênita ou pré-lingual deverá apropriar-se e utilizar a comunicação de língua de sinais para que possa interagir melhor com que ouve.
Interessante a matéria sobre " a realação entre o grau da surdez e o desnvolvimento infantil", esclareceu algumas dúvidas que eu tinha.
Gostaria de saber da fonoaudióloga Andréa o seguinte: A Audiometria é medida através de decibéis e o Bera como medimos? E como o deficiente auditivo se comunica com outras pessoas de países diferentes se a língua gestual utilizada pelos surdos chama-se Língua Brasileira de Sinais(LIBRAS)?

Bjsss!
flower flower

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 3]

Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos